Coleta Seletiva


Como Participar


Como participar da coleta seletiva? É simples! Basta separar o resíduo seco do úmido, verificar o dia e horário que o caminhão da coleta seletiva passa e deixar na calçada, no horário mais próximo ao da coleta, a sacola do lixo seco para ser recolhida.

Mas é preciso ter 04 lixeiras em casa para separar o papel, plástico, metal e vidro?

 

Não! Você não precisa ter 04 (quatro) lixeiras em casa para separar os recicláveis. É muito mais simples que isso. Bastam 02 (duas) lixeiras: uma para os recicláveis (lixo seco) e outra para o orgânico e rejeito (lixo úmido). 

image 










                                         

                                         
                        
A melhor forma de separar o lixo é você quem escolhe!

Observe abaixo algumas dicas que podem ajudar:

01) Coloque o lixo úmido na lixeira da cozinha e o lixo seco em uma lixeira maior;

02) Se você tiver só uma lixeira, use-a para o lixo úmido (restos de alimento + lixo de banheiro), que o volume é maior, e coloque o "lixo" seco em caixas ou sacolas plásticas;

03) Depois de separadas, coloque as sacolas do lixo úmido para serem coletadas pelo caminhão da coleta convencional, e a sacola do "lixo" seco para ser coletada pelo caminhão da coleta seletiva;

04) Caso no seu bairro ainda não haja serviços de coleta seletiva, separe seu lixo mesmo assim e doe para algum catador. Sempre há um perto de sua casa. 

05) Se você mora em prédio, leve essa ideia para o síndico: providencie 2 containeres ou latões para colocar o lixo seco e o úmido.

06) Cuide de seus recicláveis para evitar mal cheiro. Limpe as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. É simples: não precisa lavar por completo; quando ainda estiver cozinhando, e ao esvaziar uma lata, por exemplo, enche-a de água e depois de um tempo agite-a e retire o líquido. Só de retirar o excesso de resíduo que fica na embalagem você já estará contribuindo, pois além de agregar valor para a venda, essa atitude evita atrair formigas, baratas, moscas, etc.



Tags relacionadas:


Compartilhe: