Coleta Seletiva


Logística


Caminhos que os resíduos percorrem da sua casa até a indústria de reciclagem

 

Os resíduos sólidos recicláveis, lixo seco, quando já separados em casa, são recolhidos pelo caminhão da Coleta Seletiva, em dias alternados aos da Coleta Convencional.

 

A coleta é feita de casa em casa, o serviço é gratuito, e as despesas são custeadas com recursos próprios do DEMSUR. Porém, todo material recolhido na Coleta Seletiva é 100% doado aos catadores da ASMAM - Associações de catadores de materiais recicláveis de Muriaé. É a associação quem faz o serviço de triagem, ou seja, separação dos materiais por categorias (papel, plástico, vidro e metal), para posteriormente prensar e vender às indústrias recicladoras. O valor arrecadado com a venda dos reciclados é distribuído igualmente entre os membros da associação sendo, portanto, fonte de renda. A gestão da associação é exclusivamente feita pela presidência da ASMAM eleita pelos mesmos.  

image

Caminhão da coleta seletiva
Observe que o veículo é diferente do caminhão da Coleta Convencional de lixo.




E para onde vai o material coletado?

O caminhão da Coleta Seletiva, depois de cumprida a rota, leva o resíduo para a Usina de Triagem da ASMAM. No local os resíduos passam pela Moega (formato de funil) para que as sacolas sejam rasgadas por ganchos do equipamento, que trabalha em movimento giratório, permitindo que os resíduos caiam sobre a esteira mecânica. 


image


Catadores da ASMAM posicionados na esteira mecânica









Na esteira mecânica os catadores fazem a triagem (separação), acomodando os materiais nas baias, da seguinte forma: PET branco em uma baia, PET verde na outra, e assim por diante.


image





Baia para separação dos resíduos







Feita a separação o que acontece com os resíduos secos?


Depois da separação do material os resíduos são empilhados, prensados e enfardados. Os fardos são acomodados em caminhões, com o auxílio de uma empilhadeira mecânica, vendidos e transportados até a Indústria de reciclagem. A comercialização dos recicláveis é feita pela Associação dos Catadores e o valor obtido com a venda é transformado em renda para os próprios membros da Associação.  

image



Fardos de material reciclado aguardando coleta para venda







Tags relacionadas:


Compartilhe: