Institucional


Sobre


O primeiro serviço organizado para cuidar do saneamento em Muriaé foi criado em 1911. Com o crescimento do município, a partir da década de 60, foi necessário aumentar o investimento para o fornecimento de água tratada à população. Então, no início da década de 70, a COPASA - Companhia de Saneamento de Minas Gerais - assumiu estes serviços.

Em 1993 o município retomou a gestão dos serviços de saneamento fundando o DEMAE - Departamento Municipal de Água e Esgotos -  para administrar os serviços de água, esgoto sanitário e saneamento básico de toda a cidade, inclusive os distritos.

Em 1997 foi criado o DEMSUR - Departamento Municipal de Saneamento Urbano, pelo então Prefeito Municipal Carlos Fernando Costa, unindo as atividades do DEMAE e do DEMLURB -Departamento Municipal de Limpeza Urbana-, que foram extintos, assumindo as amplas atribuições de tudo que se refere a saneamento no município. A autarquia iniciou suas atividades em primeiro de janeiro de 1988.

De acordo com a Lei de criação da autarquia, as atribuições da instituição são as seguintes: administrar os serviços de água potável, esgoto sanitário, resíduos sólidos, limpeza urbana, conservação de logradouros, drenagem pluvial, bem como exercer a fiscalização de posturas referentes ao saneamento básico, à limpeza urbana e preservação do meio ambiente.

O Demsur é administrado por uma diretoria que tem a seguinte composição: 

Diretor Geral

Diretor Administrativo

Diretor Jurídico

Diretor de Águas e Esgotos e

Diretor de Limpeza Urbana

Diretoria

O Demsur ainda possui um Conselho Municipal de Saneamento Urbano - Comsur - com as atribuições de natureza opinativa, consultiva, deliberativa e fiscalizadora.

Comsur

O número de imóveis (residenciais ou não) atendidos pelo Demsur com a distribuição de água e potável e recolhimento de esgotos é denominado economia.  Isso porque existem imóveis com mais de um hidrômetro, e outros, como prédios e condomínios, com diversas residências e apenas um hidrômetro; então as economias são contadas pelo número de contas expedidas e não pelo número de imóveis atendidos. O Demsur atende a 42.368 economias na área urbana e 4.198 economias em seus distritos e povoados, totalizando 46.566 economias.


Tags relacionadas:


Compartilhe: